quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Lição 13 - Biologia - Sistemas Urinário e Nervoso.

Sistema Urinário
O processo de formação da urina

A arteríola aferente é um ramo da artéria renal e numa região envolvida pela cápsula de Bowman ela enovela-se formando o glomérulo. Quando o sangue passa pelo glomérulo uma parte do plasma extravasa através da cápsula de Bowman; é o processo de filtração. O filtrado glomérular possui tantas substâncias úteis ao organismo, como glicose, água sais minerais, aminoácidos e vitaminas, quanto excretas inúteis ao organismo.

As substâncias úteis precisam ser reabsorvidas, ou seja, passar dos túbulos do néfron para os capilares que os envolvem por meio de mecanismos especiais que as células dos túbulos possuem; é o processo de reabsorção. Ao longo do trajeto pelos túbulos do néfron também ocorre a passagem de algumas substâncias dos capilares para os túbulos; é o processo de secreção. Desta maneira pode-se dizer que dá a formação da urina fazem parte os processos de filtração, reabsorção e secreção de substâncias, e desses processos resta nos túbulos do néfron as excretas (principalmente uréia) e o excesso de sais minerais e de água. A urina segue para o túbulo coletor e deste sai dos rins através dos ureteres e é armazenada na bexiga urinária e é eliminada para o meio exterior através da uretra.


Formação da Urina Néfron

São as unidades funcionais dos rins, onde a urina é realmente formada; cada rim possui aproximadamente um milhão de néfron que são formados por túbulos contorcidos e microscópicos.


Sistema Nervoso