quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Lição 2 - Biologia - Estruturas celulares

Citoplasma:
Desempenha um papel estrutural, mantendo a consistência e a forma da célula. Proporciona o meio de suspensão dos organelos. É também o local de armazenamento de substâcias químicas indispensáveis à vida. As reações metabólicas vitais têm lugar neste compartimento celular: glicólise anaeróbia e a síntese proteica.

Ribossomos:
Apesar de bem pequenos, são de extrema importância para as células, pois realizam a síntese de proteínas, moléculas basicas utilizadas na composição celular.

Retículos Endoplasmáticos:
São tubos que percorrem toda a célula, sendo responsáveis pela distribuição de inúmeras substâncias entre as várias regiões da célula sem que se misturem com o citasol. Existem dois tipos de retículos: o liso (REL) e o rugoso (RER).

> Liso:
Síntase de lipídios, entre eles o colesterol, testosterona e o estrógeno. E armazenamento de várias substâncias na célula.

> Rugoso:
Síntase de proteínas. Tem uma aparência rugosa pelo grande numero de ribossomos praticamente grudados à membrana.

Complexo de Golgi:
Elaborar e armazenar proteínas , elimina as substâncias produzidas pelas células, produzem os lisossomos (suco digestivo celular). Nos espermatozóides funciona como acrossomo que serve para perfurar a membrana do óvulo.

Lisossomos:
Faz a digestão celular das substâncias que entram na célula. Funciona como um "estômago" da célula.

Mitocôndrias:
Respiração celular para obtenção de energia.
Glicose + oxigênio > Gás carbônico + água + 38 ATP (energia)
São mais numerosas em células com intenso gasto de energia, tais como, células musculares e espermatozóides.

Cloropastos:
Produzir clorofila para que o vegetal possa realizar a fotossíntese.

Centríolos:
Participam da divisão celular. Cílios e Flagelos : Locomoção da célula, movimentação de liquido extracelular e limpeza das vias respiratórias.