quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Lição 3 - Biologia - Bioquímica celular I - Substâncias inorgânicas.

Moléculas pequenas e simples, fácilmente encontradas fora do organismo.

Água

  • É a substância química mais abundante na natureza e nos seres vivos.
  • Participa em todos os processos vitais, toma parte nas reações celulares, serve como solvente e como veículo de transporte de materiais no interior dos organismos vivos. Na espécie humana encontra-se na propoção de 75%.
  • Atua na manutenção do equilibrio osmótico dos organismos em relação ao meio ambiente.
  • A proporção da água é variável com a espécie, com o tecido, com a idade e com o metabolismo. Quanto menor a quantidade de água, mais rigido é o tecido; os embriões e as crianças têm mais água nos tecidos que os adultos; os tecidos de maior actividade metabólica têm mais água na sua composição.

Gás Oxigênio

O gás oxigênio é fundamental para quase todas as células, sendo indispensável para respiração aeróbica. É a principal fonte para a reação química que produzirá energia a partir de outras substâncias.




Sal MineralFunçãoA sua presença facilitaFontes
CálcioActua na formação de tecidos, ossos e dentes; age na coagulação do sangue e na oxigenação dos tecidos; combate infecções.
Contracção de músculos; absorção e secreção intestinal; libertação de hormonasQueijo, leite, nozes, uvas, nabo, couve, feijão.




FósforoActua na formação de ossos e dentes; indispensável para o sistema nervoso e o sistema muscular; junto com o cálcio e a vitamnina D, combate o raquitismo.Prevenção de pedras nos rins; tratamento de diabetes.Carnes, miúdos, aves, peixes, ovo, queijo, cereais integrais.
FerroIndispensável na formação do sangue; actua como veiculador do oxigênio para todo o organismo.Tratamento de anemia e cólicas menstruais.Fígado, rim, coração, gema de ovo, leguminosidades, verduras, nozes, azeitona.
IodoFaz funcionar a glândula tireóide; activa o funcionamento cerebral; permite que os musculos armazenem oxigénio e evita que a gordura se deposite nos tecidosAlívio nas dores nos seios; redução do risco de cancro da mama.Agrião, alface, alho, cebola, cenoura, ervilha, rabanete, tomate, peixes, vegetais.
CloroConstitui os sucos gástricos e pancreáicos.É dificil haver carência de cloro pois este existe em quase todos os vegetais; o excesso do cloro destrói a vitamina E e reduz a produção de iodoExiste em quse todos os vegetais
PotássioActua associado ao sódio, regularizando as batidas do coração e o sistema muscular; contribui para a formação de célulasAumento da actividade dos rins; armazenamento de carbohidratos; manutenção da pressão arterial.Azeitona verde, ameixa seca, ervilhas, figo, lentilhas, banana, laranja, tomate, arroz












FlúorForma ossos e dentes; previne dilatação das veias das veias da visículaPrevenção de cáries dentárias e osteoporose.Agrião, alho, aveia, beterraba, cebola, maçã, trigo integral




SódioImpede o endurecimento do cálcio e do magnésio, o que pode provocar pedras biliares; previne a coagulação sanguínea.Alívio das dores e cãimbras musculares; auxilio no processo digestivoTodos os vegetais, queijo, nozes e aveia.